2.° Passo – Esclarecer
A segunda etapa do GTD, esclarecer, é a etapa onde você analisa e detalha as tarefas registradas na etapa de captura. Essa etapa é importante para entender o que precisa ser feito, quando precisa ser feito e quem precisa ser feito. Isso ajuda a definir prioridades e a planejar como realizar as tarefas.
Para exemplificar essa etapa, imagine que você registrou a tarefa “Estudar para a prova de matemática” na etapa de captura. Na etapa de clarificação, você deve analisar essa tarefa e entender o que precisa ser feito para realizá-la. Algumas perguntas que podem ajudar nessa etapa são:
- O que precisa ser estudado?
- Quando a prova será?
- Qual é o material necessário para estudar?
- Quanto tempo será necessário para estudar?
- Quem pode me ajudar a estudar?
Ao responder essas perguntas, você pode detalhar a tarefa e entender o que precisa ser feito para realizá-la. Por exemplo, você pode identificar que precisa estudar capítulos 3, 4 e 5 do livro de matemática, que a prova será na próxima quinta-feira e que será necessário cerca de 10 horas para estudar. Isso ajuda a definir prioridades e a planejar como realizar a tarefa.
Na etapa de esclarecimento do GTD, segundo David Allen, são identificadas as tarefas e projetos capturados na etapa anterior. Nessa etapa, é importante definir exatamente o que precisa ser feito e como ele será realizado.
Os passos para essa etapa incluem
- Pegue o item de cima da sua caixa de entrada. Pergunte: “O que é isto?“
- Pergunte: “Demanda ação?”
- Se a resposta for “NÃO, isto NÃO demanda ação“. pergunte: “O que fazer com ele?”
- Pôr no lixo.
- Arquivar como material de referência.
- Incubar (pôr na lista Algum dia/Talvez)
- Se a resposta for “SIM, isto DEMANDA ação“, pergunte: “Qual é a próxima ação?”
- Fazer agora (se levar menos de dois minutos).
- Delegar para outra pessoa (pôr na pasta Aguardando Resposta).
- Adiar (pôr na pasta Próximas Ações; se a ação precisar ser feita em um dia específico, coloque-a no calendário).
- Se além dessa ação houver mais passos, qual o nome do projeto?
Conclusão
É importante lembrar que essa etapa de esclarecer deve ser feita para todas as tarefas registradas na etapa de captura. Isso ajuda a entender o que precisa ser feito e a planejar como realizar as tarefas.
Artigos Relacionados
- O que é o GTD (Getting Things Done)?
- 1° Passo do GTD – Capturar
- 2° Passo do GTD – Esclarecer
- 3° Passo do GTD – Organizar
- 4° Passo do GTD – Refletir
- 5° Passo do GTD – Engajar
Caso você tenha se interessado pelo método e queira se aprofundar mais no assunto, o livro e um guia prático estão disponíveis na Amazon.
| |
![]() | ![]() |
Deixe um comentário