GTD - Getting Things Done - Capturar

1° Passo do GTD – Capturar

,

1.º Passo do GTD – Capturar

A primeira etapa do GTD, capturar, é a etapa onde você registra tudo o que precisa ser feito. É importante registrar tudo o que vem à sua mente, desde tarefas pequenas, como comprar pão, até tarefas maiores, como escrever um livro.

David Allen defende que a mente é feita para ter ideias e não armazená-las. Isso pode ser feito usando uma lista, um aplicativo ou um caderno, desde que você tenha uma forma de registrar essas tarefas.

Para exemplificar essa etapa, imagine que você é um estudante e precisa fazer as seguintes tarefas: estudar para a prova de matemática, comprar um presente para a mãe, lavar a louça e escrever um artigo para o blog. Para capturar essas tarefas, você pode criar uma lista no seu celular ou usar um aplicativo específico para organizar suas tarefas.

Assim, você teria uma lista com as seguintes tarefas:

  • Estudar para a prova de matemática
  • Comprar um presente para a mãe
  • Lavar a louça
  • Escrever um artigo para o blog

Os passos para essa etapa incluem

  1. Use uma lista de coleta: como um caderno, aplicativo ou ferramenta de gerenciamento de tarefas, para registrar tudo o que estiver na sua mente.
  2. Anote tudo: desde ideias, tarefas, compromissos, projetos e problemas. Não importa se é grande ou pequeno, importante ou não, anote tudo.
  3. Faça isso regularmente: pelo menos uma vez por dia, para garantir que você está registrando tudo o que está na sua mente.
  4. Use alarmes: ou lembretes para lembrá-lo de fazer a captura regularmente.
  5. Faça isso em qualquer lugar: seja no trabalho, em casa, em viagens, etc. Não importa onde você esteja, sempre há algo para ser capturado.
  6. Capture tudo o que você precisa fazer: como ligações, e-mails, etc.
  7. Anote tudo o que você precisa comprar: como itens para a casa, roupas, etc.

Conclusão

Ao registrar essas tarefas, você tem uma visão geral de tudo o que precisa ser feito, ajudando a priorizar e planejar como realizá-las. Além disso, essa etapa também ajuda a evitar distrações, pois você tem uma lista de tarefas e sabe o que precisa ser feito.

É importante ter em mente que essa etapa de captura deve ser feita regularmente, para que você possa registrar todas as tarefas que vierem à mente e não se esqueça de nenhuma delas.

Artigos Relacionados

Caso você tenha se interessado pelo método e queira se aprofundar mais no assunto, o livro e um guia prático estão disponíveis na Amazon.

  A Arte de Faze Acontecer - David AllenA Arte de Faze Acontecer Guia Prático - David Allen e Brandon Hall
Comprar na AmazonComprar na Amazon

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *